É interessante fazer uma comparação da evolução dos tempos obtidos pelo Chevrolet Opala no circuito antigo de Interlagos, desde a primeira vez em que o carro foi usado no autódromo, em 1970, até a última corrida da fase inicial da Stockcar, em 1986.
O primeiro recorde foi de Bird Clemente, que ganhou as 24 Horas de Interlagos de 1970, em dupla com seu irmão Nilson. Bird fez a marca de 3m49s4 com um carro preparado segundo as normas da Divisão 3.
Em 1972, Predro Victor de Lamare já conseguia abaixar a marca para 3m21s, e em 1973, Luis Pereira Bueno conseguia fazer 3m15, com o Opala da Equipe Hollywood, com carros de Divisão 3.
Em 1978 já não se corria mais com Opalas na D3, restrita a carros de 1600cc. No Grupo 1, Paulo Mello Gomes conseguiu marcar 3m42,2. Já no ano seguinte, iniciava-se a era Stockcar, com mais liberalidade no preparo dos carros. Affonso Giaffone obteve 3m31s88, nos treinos de uma prova.
Já em 1980, os tempos da Stock já se aproximavam aos tempos da D-3, baixando para 3m23s72.
Entre 1980 e 1986 houve grande evolução na categoria Stock, e os carros quase quebraram a barreira dos 3 minutos. Nos treinos da última prova do ano, Leonardo de Almeida conseguia marcar a pole em 3m03s10, ou seja, um ganho de 46 segundos em cima da marca original de Bird Clemente. A partir do ano seguinte, os carros seriam descaraterizados como Opalas, seguindo carreira como Stockcar, com carroceria de fibra de vidro e implementos aerodinâmicos. Carreteras modernas, diríamos...
O primeiro recorde foi de Bird Clemente, que ganhou as 24 Horas de Interlagos de 1970, em dupla com seu irmão Nilson. Bird fez a marca de 3m49s4 com um carro preparado segundo as normas da Divisão 3.
Em 1972, Predro Victor de Lamare já conseguia abaixar a marca para 3m21s, e em 1973, Luis Pereira Bueno conseguia fazer 3m15, com o Opala da Equipe Hollywood, com carros de Divisão 3.
Em 1978 já não se corria mais com Opalas na D3, restrita a carros de 1600cc. No Grupo 1, Paulo Mello Gomes conseguiu marcar 3m42,2. Já no ano seguinte, iniciava-se a era Stockcar, com mais liberalidade no preparo dos carros. Affonso Giaffone obteve 3m31s88, nos treinos de uma prova.
Já em 1980, os tempos da Stock já se aproximavam aos tempos da D-3, baixando para 3m23s72.
Entre 1980 e 1986 houve grande evolução na categoria Stock, e os carros quase quebraram a barreira dos 3 minutos. Nos treinos da última prova do ano, Leonardo de Almeida conseguia marcar a pole em 3m03s10, ou seja, um ganho de 46 segundos em cima da marca original de Bird Clemente. A partir do ano seguinte, os carros seriam descaraterizados como Opalas, seguindo carreira como Stockcar, com carroceria de fibra de vidro e implementos aerodinâmicos. Carreteras modernas, diríamos...
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