A história do Chevrolet Opala nas corridas brasileiras. Artigos escritos por Carlos de Paula, tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami
Monday, February 18, 2013
Brasileiro de Divisão 3 (CBVT), Primeira Corrida, 1971
A primeira corrida do campeonato foi a 4 Horas de Tarumã, realizada em 18 de abril. O começo foi auspicioso, pois, embora não houvesse muitos carros na largada, especialmente nas classes de maior cilindrada, algumas equipes de fora do estado viajaram até o sul para disputar esta corrida inicial. Os favoritos eram Pedro Victor de Lamare e Silvio Montenegro, com Opala, de São Paulo. Outras equipes de São Paulo foram Ronald Berg / Wilson Sapag, Marcio Brandão / Hélio Campos Melo e os irmãos Di Loreto, todos com VW e Giuseppe Ferruglio e Luis Zanforin com Ford Corcel. José Pedro Chateaubriand compartilhou seu FNM com um gaúcho, Fernando Esbroglio, enquanto duas equipes vieram do Rio de Janeiro, Vicente e Carlos Domingues, com VW, e Fabio Crespi e Milton Amaral, com Opala. Do Paraná vieram Altair Barranco e Cidalgo Chimasso, com Opala e Carlos Eduardo Andrade e Sergio Withers. Logo se tornou evidente que os carros de turismo altamente envenenados exigiam um elevado grau de preparação que não tinham, especialmente para corridas de longa distância. Assim, dois dos principais concorrentes, os gaúchos Pedro Carneiro Pereira / Ismael Chaves Barcelos com o Opala que pertencera a Bird Clemente, e Crespi / Amaral, também com Opala, tiveram danos irreparáveis nos treinos e não largaram na corrida. Os locais Walter Dall Zotto e Juvenal Martini deram um pouco de problemas a e Lamare / Montenegro no início da corrida, mas logo de Lamare teve a corrida sob controle, vencendo na geral. Na classe maior, de Lamare foi seguido por Altair Barranco e Cidalgo Chimasso, e Martini/ Dal Zotto. A Classe B foi ganha pelo Simca de Mauro Gallichio / Luis Fernando Costa. Apesar do rápido VW de Leonel Friedrich / Rafaele Rosito, na classe A os vencedores foram Vitório Andreatta, filho do grande Catharino e Mauricio Rosemberg, seguidos de Berg / Sapag, Fossa / Sfoggia e os irmãos Lino e Denis Reginatto. Os principais abandonos foram o FNM de Chateaubriand / Esbroglio, o Simca dos irmãos Iglesias, o VW de Friedrich / Rosito e o Opala de Julio Tedesco e Julio Schinke.
Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami
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